Gestão para Escritórios

Gestão para Escritórios

26 de março de 2019 0 Por Marciano Calazan

O sonho de todo pequeno empreendedor é crescer e desenvolver seu negócio, chegando à patamares inimagináveis. Das 6,4 milhões de empresas presentes no país, 99% são micro e pequenas empresas (MPE). Representam atualmente, 52% dos empregos com carteira assinada no setor privado (de acordo com levantamento SEBRAE).  

Podemos dizer então, que é uma enorme massa que move e movimenta a economia desta Nação. Apesar disso, elas representam uma alta taxa de falência, cerca de 23% encerram suas atividades nos dois primeiros anos de funcionamento.

Falta de planejamento e organização é uma das razões principais encontradas que ensejaram a interrupção das atividades destas empresas, ou seja, o empreendedor deve planejar sua atuação perante o mercado, prevendo quaisquer possíveis adversidades para desviar ou aprofundar sua dedicação em pontos específicos que poderá enfrentar.

Quer planejar melhor seu negócio?

Comece pelo plano de negócio, ele pode dar o Norte que você precisa para entender melhor seu trajeto durante sua existência.

Mas o que seria um plano de negócios?

Costumo compará-lo à um plano de voo. O piloto tem que estabelecer sua rota, quais os trajetos mais fáceis e os mais difíceis, calculando o combustível necessário e como agir diante do imprevisto.

Saiba como elaborar seu próprio plano de negócios e se preparar para subir às alturas!

Dentro de seu plano de negócio, convido você ao conhecimento plano do seu negócio. Quando falo em negócio imagine ele em modo explanado mesmo! Qual é o custo do seu serviço? Quanto gasta com impostos? Mão de Obra? Qual seu preço final? Lucro? Qual o preço dos seus principais concorrentes? Quais são eles?

Estabelecendo este plano de negócio você consegue prever se é mais vantajoso atender ou terceirizar, pagar a prazo ou à vista, ampliar o negócio ou mantê-lo.  

Isso você deve ter na ponta da língua, pois indica o retorno correto que seu produto-chefe  traz à sua empresa.

Viu como o planejamento faz toda a diferença? Agora vamos passar para a organização!

Como vimos acima, a desorganização traz prejuízos e muitas vezes a falência.

Explico hoje pra você que a ‘bagunça’ que você se acostumou a trabalhar pode estar limitando seus ganhos financeiros.

A explicação é bem simples: nosso cérebro trabalha de uma maneira sobrenatural para processar todas as informações que necessitamos para desenvolver nossos trabalhos diariamente.

Quando exageramos nos detalhes, dividindo nossas tarefas em locais diversos, sem um padrão de busca estamos forçando ele a trabalhar no extremo para realizar tarefas bem simples como: onde fiz aquela anotação? Onde guardei os papéis dos clientes? Cadê o recibo de pagamento?

Já observou que os médicos não realizam mais atividades pequenas como medição da pressão arterial? São delegadas essas tarefas para suas auxiliares como enfermeiras ou secretárias. O objetivo principal do médico é seu atendimento, a prescrição de medicamentos, a realização de cirurgias.

Isso significa que o foco da atividade principal traz mais rentabilidade. Quando dedica seu cérebro para pensar e estruturar estratégias melhores de negócio, você está direcionando seu tempo para o lucro, não para a desorganização nem para o prejuízo.

O mundo tem se tornado cada vez mais prático e moderno. Surgem a cada dia meios capazes de facilitar a organização de trabalho, do seu escritório.

Assim, dê prioridade ao seu negócio e deixe a desorganização de lado!

Esperamos ter auxiliado você de forma clara, a entender o fator crucial que tem levado as empresas à falência. Se você tem percebido que a organização de sua empresa tem tirado o foco do seu negócio, e concluiu que precisa conhecer um sistema de automatização especialista em negócio para despachante, conheça melhor o Lexdesp. Faça um teste grátis de 21 dias e comece a gerir melhor seu negócio.

Gostou da dica? Tem alguma duvida? Deixe seu comentário 😀

Siga-nos nas redes: