Como ter um atendimento de qualidade

Como ter um atendimento de qualidade

20 de março de 2019 0 Por Lívia Oliveira

Não há nada melhor para um consumidor do que ter suas necessidades supridas de forma satisfatória. Uma experiência ruim pode arruinar tanto um primeiro contato, quanto aqueles casos em que o cliente já era fiel à marca ou produto. É por isso que as empresas precisam garantir a qualidade no atendimento ao cliente.

Pensado nisso fizemos uma lista com: 6 dicas para ter um atendimento de qualidade.

1.     Comprometimento

A partir do momento em que uma pessoa procura uma empresa para fechar um negócio ou para solucionar um problema, ela espera que haja uma relação de parceria. É importante que, em cada atendimento, sua equipe esteja consciente das motivações que levaram o cliente a entrar em contato.

Significando assim que será criado um vínculo antes mesmo de concretizar uma compra. É necessário, então, estar empenhado em investir na qualidade do atendimento ao cliente, otimizando seu tempo, tendo empatia em relação a ele, e demonstrando vontade em cumprir com aquilo que o público espera de você.

2.     Administração do tempo

Com as novas tecnologias e rotinas corridas do mundo moderno, economizar tempo é cada vez mais uma necessidade. Ninguém gosta de demorar horas para ser atendido.

É preciso ser o mais rápido possível, sem perder a qualidade. Esse certamente é um dos motivos mais comuns para que um cliente desista de uma marca e acabe indo para a concorrência.  

Obs.: Caso seja percebida uma demanda além das condições para cumpri-la, a empresa deverá ficar alerta para a necessidade de contratar pessoal extra.

3.     Atenção ao consumidor

É preciso valorizar a relação com o cliente, da maneira como você valoriza qualquer outra relação.

Ele deve perceber tanto em um atendimento por qualquer canal que seja, quanto pessoalmente, que está sendo ouvido e que a empresa está focada em corresponder aos seus desejos: sejam eles de obter um novo produto ou reclamar de um problema que tenha acontecido.

O foco deve ser atender a todos, não importa qual seja a questão. Fique atento!

4.     Surpreender e superar as expectativas

Para uma qualidade no atendimento ao cliente, ir além do que o cliente espera assim como, cumprir com o básico, às vezes, já é suficiente. Mas, para ir além da confiança e realmente ser amado, surpreender pode ser a chave para um relacionamento mais duradouro.

Um cliente feliz e realizado ainda pode indicar os produtos e serviços a outra pessoa. Parece óbvio bater nessa tecla, mas, diante de tantos dados que nos mostram que o atendimento é ruim, continuamos insistindo.

Pois a insatisfação do cliente pode gerar uma péssima imagem para a sua empresa. E a causa dessa insatisfação pode vir de um péssimo atendimento. Por isso é sempre bom manter a equipe motivada!

5.     Motive a sua equipe

Para garantir o atendimento de qualidade com produtividade responsável.

É de extrema importância ter a valorização da sua equipe. Eles precisam estar motivados. Invista em treinamentos para seus funcionários, quanto mais treinamentos tiver, mais próximo você vai estar do atendimento de qualidade. Crie um bom plano de cargos e salários, invista em metas, programas de reconhecimento e o que mais for possível.

Afinal são eles que estão sempre em contato com os clientes e são eles que irão mantê-los  fiéis.

Em um mercado competitivo, ter um diferencial em termos de atendimento aumenta consideravelmente as chances de fidelização a uma marca.

6.     Satisfação de suas necessidades

Satisfazer é quase sinônimo de atender. E não precisa ser nada além das expectativas do cliente. Na hora de resolver um contratempo, por exemplo, essa satisfação se dá quando se alcança um objetivo de forma rápida e eficaz.

O cliente, nesse caso, não quer ver propaganda ou novas possibilidades: ele só quer uma solução. Portanto, quando o atendente sabe o que o público está esperando dele, é mais fácil de conseguir atingir o seu objetivo e causar uma boa impressão. Quando o cliente está feliz e satisfeito, é mais fácil de voltar a procurar a empresa.

Invista na excelência do atendimento, pois a satisfação de seus clientes é a certa de que você está trilhando o caminho certo.


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